abril 26, 2011
Exposição: O mundo mágico de Escher
Onde: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – Próximo as estações São Bento e Sé do Metro
Quando: De 18 de Abril até 17 de Julho de 2011 (não deixe para depois, você pode perder)
Quanto: ENTRADA FRANCA (GRATUITO)
Horário: Terça a domingo das 9 às 20 horas.
Classificação: livre
Já abordei um pouco sobre M.C. Escher no post: A origem: cinema e tecnologia, imaginação e arte, subconsciente e geometria, efeitos especiais e inteligência: http://12dimensao.wordpress.com/2010/08/18/a-origem-cinema-e-tecnologia-imaginacao-e-arte-subconsciente-e-geometria-efeitos-especiais-e-inteligencia/
É muito difícil encontrar alguém que goste de matemática ou física e não aprecie a obra desse grande mestre. Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972) foi um artista gráfico holandês. Escher simplesmente constrói um mundo impossível, distorcendo leis básicas da física e representa no espaço bidimensional, um mundo que em 3 D seria impossível. Mas não quero ficar aqui falando sobre o Escher. É preciso que você vá à exposição e confira com seus próprios olhos. O mais interessante é que alem de seus quadros clássicos, há também muitas salas interativas, onde o observador pode interagir com as ideias de Escher. Foram construídas salas que tentam representar algumas obras do autor, como a sala onde você e seu amigo podem ser fotografados em perspectivas diferentes, dando a impressão de que um é bem maior que o outro (veja foto dos meus alunos abaixo):
No poço infinito é possível ver a relação que Escher tinha com a matemática, principalmente com a ideia de infinito. Um poço onde infinitas imagens de você e outras pessoas aparecem. Além de um filme em que é possível viajar por dentro das obras de Escher em 3D, simplesmente demais.
Espero que vocês possam ir , e se o fizerem, deixem comentários aqui.
Escher – Site oficial :
http://www.mcescher.com/
Fonte: Blog 12ª Dimensão - Professor Jacó Isidro Moura Veja mais aqui
Um comentário:
Muito interessante, vou ver se um domingo destes, meus filhos topam ir comigo.
Postar um comentário