segunda-feira, 14 de maio de 2012

Golpes em sites de relacionamento e afins!



Cuidado! Quando se deixa a porta de casa aberta...
qualquer um pode entrar.
Carlos Kurare


Praticamente de dois em dois dias recebo um email de um golpista do exterior, estes são fáceis de identificar, infelizmente há os mais sofisticados que exigem um olhar mais arguto.
Há uma parcela de culpa do sites de relacionamento que têm como identificar esses golpistas que usam o sistema de comunicação em massa, mas como alguns sites estimulam esse sistema como um plus de seus serviços...
O Fato é que tem que se tomar cuidado. Sempre procure usar a webcam, com ela fica mais fácil identificar um golpista. Ao meu ver é a melhor maneira de evitar de se meter numa fria. O vídeo não deixa as mentiras fluirem com tanta facilidade. Um dia falarei a respeito no meu Blog especializado em sites de relacionamento. Por hora, julguei interessante postar está matéria para abrir os olhos dos leitores que usam Sites de relacionamentos ou redes sociais tais como Facebook, orkut e etc e tal.



Texto sem revisão quando der eu reviso.. ando sem tempo!

"Golpes em sites de relacionamentos - 10 DICAS para identificar golpistas!
Posted by O AMOR ESTÁ NA REDE!!! On 17:16 2 comments

Boa tarde,

"Já falei algumas vezes aqui sobre golpes em sites de relacionamentos, mas, como muitas pessoas desavisadas continuam caindo neles, resolvi escrever um novo post.

Dois fatores me motivaram:
- uma matéria que saiu há alguns meses num site australiano, informando que golpistas faturam 10 milhões de dólares num mês aplicando golpes na Austrália;
- uma amiga que foi abordada por um golpista, mas escapou, diferentemente de muitas mulheres.

Estes golpes são originários do antigo e conhecido "Nigeriam Scam" (golpe nigeriano). Eles existem há tempos (por volta da década de 80, bem antes da existência da internet) e já assumiram diversos formatos, mas sempre com o objetivo de tirar dinheiro das vítimas.

As pessoas eram seduzidas por cartas cheias de palavras complicadas (para dar ares de refinamento e pompa), as quais diziam, por exemplo, que alguém (parente de um político famoso etc.) morreu, deixando milhões. Só que, para tirar o dinheiro do país, era necessária a ajuda da vítima, estrangeira, que precisava mandar uma certa quantia de dinheiro para os trâmites de liberação da quantia milionária (os nativos não podiam mexer no dinheiro) - e depois ganhar uma gorda comissão por isso. Após a transferência inicial para liberar a bolada, algum problema podia ocorrer e a vítima precisava mandar mais dinheiro. E assim ia até que a vítima percebesse que caiu num golpe.

Depois passaram a ser aplicados por e-mail. Aqui no Brasil, por exemplo, muitos empresários caíram no golpe, seduzidos por promessas de lucros feitas por nigerianos que diziam-se donos de empresas e queriam fazer negócios com os empresários em questão. Os golpistas mandavam documentos falsificados, criavam sites para que o negócio parecesse oficial e real etc... E levavam dinheiro da vítimas.

Golpes mais violentos também acontecem: empresários vão à Nigéria fechar negócios e são sequestrados e/ou torturados. Um horror!

Há golpes de loteria, ofertas de empregos, relacionados à caridade... Diversos! E agora também há os golpes em sites de relacionamentos.

Imagem: Google Images

Os golpes em sites de relacionamentos são, na minha opinião, os mais fáceis de serem evitados. Por quê? Porque você já pode cortar a comunicação se algo parecer suspeito. Preste atenção:

1) os golpistas geralmente inventam que não têm pais vivos, nem familiares, que a mulher morreu de uma doença horrível ou num acidente e eles ficaram sozinhos com uma criança ou adolescente (que dó...). Muitos dizem que o pai era de um país, a mãe de outro e que moram num terceiro país e por isso não falam bem a língua.

2) se o perfil da pessoa estiver mal-escrito e/ou você receber mensagens mal-escritas, cheias de erros de português, é muito provável que se trate de um golpista.

3) geralmente o golpista vai evitar dizer onde trabalha e onde mora. Em muitos casos, diz que viaja muito - pode até dizer que fica em mais de um endereço.

4) evite comunicações com pessoas que não são do seu país, principalmente se a língua utilizada for o inglês, você não for fluente e não sacar bastante a língua - se dominar bem o idioma, pela escrita você já percebe que há algo errado - muuuuuito errado!

5) se a pessoa disser que vai fazer uma viagem a trabalho (muitos dizem que é uma viagem à África/Nigéria), desconfie. E prepare-se: o golpe está prestes a acontecer!

6) se a pessoa ligar, ou se comunicar com você de qualquer outro modo, pedindo dinheiro, dizendo que você é a única pessoa que poderá ajudá-la... Pule fora antes que seja tarde demais. Você não é o salvador da pátria! Está se achando com superpoderes? Hmmm... Se a pessoa só tem você para ajudar, quão estranho poderia ser isso? Pense: se você precisa de ajuda financeira, a última pessoa para quem pediria é um estranho que conheceu pela internet... Você tem parentes, amigos, colegas e até o banco! Se a pessoa não tem ninguém, não pode ser do bem (até rimou!). Veja este caso:
http://www.oamorestanarede.com.br/2010/12/o-caso-da-mulher-britanica-que-deu.html

7) não acredite que a pessoa está presa no aeroporto pela polícia local (de qualquer lugar da África ou do mundo!), que a filha sofreu um acidente e está no hospital, que precisa liberar mercadorias na alfândega, que pegou uma doença horrível e precisa de um tratamento caríssimo e só o seu dinheiro poderá salvá-la. Pelo amor do bom Deus... Use a cabeça! É tudo mentira. E, se não for, seria um caso em milhões e não é sua obrigação salvar alguém. Principalmente alguém que nem conhece...

8) os golpes podem durar meses. Se você demonstrar fraqueza, que está caindo na conversa do golpista, ficar disponível horas a fio para ele... ele vai te seduzir até o fim - às vezes, o golpe demora para ter fim: a pessoa acredita em várias mentiras na sequência e fornece dinheiro para vários projetos/situações diferentes (veja o link que coloquei anteriormente). E o golpista aplica o mesmo golpe em várias pessoas ao mesmo tempo - não tem nada a perder, somente a ganhar! Se você conversar demais com ele, acaba baixando a guarda e ficando mais vulnerável.

9) o golpista geralmente não aparece na câmera, mas usa várias fotos para que você o veja - são sempre fotos de outras pessoas... As fotos podem ser de modelos ou pessoas muito bonitas, para parecerem bem atraentes. E o golpista sempre tem uma desculpa para não se encontrar com você.

10) a pessoa tende a não falar muito de si e não usa muito a primeira pessoa (por estar mentindo), além de ter perfis não muito detalhados em sites de relacionamentos. Quanto mais informações colocar, mais invenções para se lembrar.

Outro dia, assisti a um vídeo de uma mulher que deu milhares de dólares a um golpista, descobriu que ele era golpista, mas disse que, mesmo assim, não conseguia deixar de lado o que sentia por ele. Era muito forte. Difícil acreditar? Claro, mas para quem se envolve, a sedução é tanta, que parece um sonho. E ninguém quer abrir mão do sonho, nem acreditar que era apenas um pesadelo - por isso é melhor cortar a pessoa rapidamente, para não correr grandes riscos depois.

Para finalizar, conto um pouco da história da minha amiga que foi abordada por um golpista. Ele dizia morar na Inglaterra e que viria ao Brasil com a filha, pois fazia questão que a filha a conhecesse. Quando ela me falou que ele era de fora, viúvo e essa história da filha... Já falei para ela tomar cuidado. Mandei vários materiais para ela se informar. Me diga... Quem, em sã consciência, quer apresentar a filha para alguma possível futura-namorada que nem conhece e nem sabe se, no real, rolam afinidades, química???

Depois de 4 meses (pasmem!), ele viria ao Brasil, mas antes precisava ir à Nigéria com a filha comprar insumos para sua empresa. Compras feitas, quando foi pagar pelo embarque das mesmas, ele e a filha foram assaltados - levaram os 10 mil dólares que ele carregava no bolso (exceto alguns casos que sabemos aqui no Brasil, hehe - preciso lembrar? - quem carrega essa quantia em dinheiro?). Aí tentou sacar dinheiro com cartão de crédito, mas não conseguiu - porque a Nigéria é pobre em tecnologia (hahaha - ainda bem que minha amiga se matava de rir da palhaçada e nem ficou tão chateada). Polícia e embaixada não podiam ajudá-lo, blá, blá, blá! Não podia sair do país enquanto não pagasse a taxa... Bem, que fique por lá, então! :)

Depois ela pesquisou mais a fundo sobre ele e descobriu que o indivíduo já deu golpes em várias outras mulheres - algumas caíram, outras não. Não só ele, mas vários outros, usam o mesmo nome, o mesmo email... Afinal, teriam que ser bons demais para memorizar diversas histórias e incorporar papéis diferentes diariamente, com cada uma de suas vítimas.

PS: estes golpes são, na maioria, aplicados por nigerianos que estão na África ou em qualquer lugar do mundo, sempre fazendo-se passar por outras nacionalidades - mas as transferências de dinheiro são geralmente feitas para a Nigéria.

Se você ler este texto, ficar consciente de cada detalhe, prestar atenção em tudo... só cai num golpe desse tipo se quiser, não por falta de aviso! As promessas de amor são lindas demais, deixam as pessoas hipnotizadas... Mas se forem boas e perfeitas demais... Não podem ser verdadeiras!

Se perceber que a pessoa é golpista, denuncie-a ao site de relacionamentos onde a conheceu.

No mais, só posso desejar boa sorte! E, se tiver alguma dúvida com relação a alguém que tenha conhecido num site de relacionamentos, escreva para mim: oamorestanarede@yahoo.com.br - será um grande prazer poder te ajudar!"

Beijos de Erica Queiroz; O amor está na rede!!!"
Fonte:http://www.oamorestanarede.com.br/2012/03/golpes-em-sites-de-relacionamentos.html

Aumentam os golpes em sites de relacionamento na internet


Histórias de amor que começaram na internet

Nenhum comentário:

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...