domingo, 8 de julho de 2012

Marionetes de vidro

É cristalino: tem muita gente de vidro, fragmentando-se com o impacto da modernidade!
Carlos Kurare



Sampa - 6/7/2012 02:00
 
lili 1953

Sinopse

"Lili Daurier é uma doce e inocente jovem francesa de dezesseis anos que, ao se ver órfã, viaja a uma cidade costeira na esperança de encontrar trabalho junto a um padeiro amigo de seu falecido pai. Uma vez lá, toma conhecimento, através do proprietário de uma loja vizinha à padaria, que a pessoa que ela procura também morreu recentemente. Ao vê-la desesperada, por não ter para onde ir, este tenta se aproveitar de sua ingenuidade, mas Lili é salva por Marc, o Magnífico, um simpático mágico que vem se apresentando na cidade, juntamente com um teatro mambembe de marionetes.

Ao seguir com Marc, a jovem tem a oportunidade de conhecer dois de seus companheiros, Paul Berthalet e Jacquot, os quais na verdade trabalham com as marionetes. Com o intuito de ajudá-la, Marc convence Corvier, gerente do restaurante do teatro de variedades, a empregá-la. Ela, no entanto, perde o emprego depois de sua primeira noite, por não conseguir dar conta do trabalho como garçonete, principalmente por passar grande parte do tempo a observar, encantada, o show apresentado por Marc e sua assistente, Rosalie.

Após ser despedida, Lili vai até Marc, por quem se sente apaixonada, na esperança de que ele a ajude novamente, mas este, mostrando-se arrogante e sem escrúpulos, sugere-lhe que volte para o dono da loja vizinha à padaria onde ele a encontrou. Arrasada e sem lugar para ir, a jovem coloca suas coisas no chão e começa a subir uma escada com a idéia de cometer suicídio, quando uma das marionetes fala com ela. É claro que as marionetes estão sendo controladas por Paul que, pressentindo o que Lili estava para fazer, decidiu salvá-la. As marionetes interagem com a jovem, cantando uma canção que a faz rir e esquecer seus problemas. O show é testemunhado por outros artistas da trupe. Paul e seu assistente, Jacquot, que apenas mexe uma das marionetes enquanto Paul faz as vozes, decidem pedir à Lili para que ela passe a participar dos shows.

Paul havia sido um grande dançarino antes de ser ferido durante a 2ª Guerra Mundial, quando se tornou manco. Tal deficiência fez com que ele se dedicasse ao trabalho com marionetes, uma forma de se apresentar para uma platéia escondendo-se por trás das cortinas.

Comovida e agradecida pelo convite recebido, Lili veste-se a cada noite com seu mesmo vestido simples e interage com as marionetes, como se elas fossem pessoas de verdade. Em sua inocência, que lhe possibilita aceitar os quatro personagens como reais, ela lida com a platéia e faz com que o espetáculo se torne um sucesso e seja reconhecido por dois agentes de Paris, Tonit e Enrique.

Paul apaixona-se perdidamente pela jovem, embora não tenha esperanças em ser correspondido, pois ainda carrega a amargura de ser manco. Por outro lado, Lili continua a sonhar com Marc, o mágico. Ela chega a comprar um vestido novo, que a faz aparentar mais velha, e o aborda em seu trailer. Ao vê-los juntos, Paul fica de coração partido. Marc, por outro lado, que não demonstra o menor afeto por ela, ao sair correndo, deixa cair algo no chão. Ao se abaixar para apanhar o objeto caído, Lili descobre que se trata da aliança de casamento do mágico com Rosalie, fato que o casal mantinha em segredo por motivos profissionais.

Lili devolve-lhe a aliança e se prepara para ir embora de vez, mas novamente as marionetes a trazem de volta para que participe do seu próximo número. De repente, ela percebe que as falas dos bonecos nada mais são do que mensagens de amor a ela dirigidas por Paul, concluindo que ele a ama profundamente, mas que, talvez por ser manco, tenha medo de que ela não o aceite.

imagem imagem imagem
Comentários

Baseado na história "Love of Seven Dolls" de Paul Gallico, "Lili" é um dos mais deliciosos filmes do início da década de 50. Realizado pelo cineasta Charles Walters, narra a história de uma jovem órfã de dezesseis anos que se junta a um grupo mambembe, onde passa a trabalhar num espetáculo de marionetes.

Walters cria um inesquecível mundo de fantasia, cuja heroína é interpretada pela atriz francesa Leslie Caron, na época com 22 anos de idade. Sua magnífica atuação a levou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, perdendo injustamente a estatueta para Audrey Hepburn, por seu trabalho em "A Princesa e o Plebeu". A química entre os dois principais personagens é indiscutível.

Na trilha sonora, ganhadora do Oscar, destaca-se a canção Hi Lilli, Hi Lo", interpretada por Leslie Caron e José Ferrer. Ao clicar acima, em "Cenas do Filme", tem-se a oportunidade de se assistir a esse número.

Embora não se trate de um verdadeiro Musical, Walters consegue inteligentemente inserir algumas seqüências de dança, a título de sonhos, através das quais tira proveito das qualidades da bailarina que Leslie Caron também era. Numa das seqüências, Lili aparece roubando Marc de Rosalie. A mais importante é, sem dúvida, o balé que ocorre ao final, quando Caron tem uma melhor oportunidade de mostrar sua graciosa dança.

Finalmente, o filme ainda procura passar uma grande mensagem, qual seja a de quão importante é, ao julgar as pessoas, ter sempre o cuidado de olhar além das aparências."
Fonte: http://www.65anosdecinema.pro.br/1185-LILI_%281953%29

Um comentário:

Lina Maria disse...

Bom dia!
O mito da caverna é um poderoso instrumento para entendermos a questão da manipulação de mentes. A modernidade, com todo seu desenvolvimento intelectual e tecnológico, não escapou deste fenômeno.

"O mito da caverna narrado por Platão no livro VII da Republica é, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo para descrever a situação da humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2.500 anos, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões.
Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do sol. Acima do muro, uma réstia de luz exterior ilumina o espaço habitado pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Por trás do muro, pessoas passam conversando carregando nos ombros figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e falam.
Um dos prisioneiros, tomado pela curiosidade, decide fugir da caverna, mas, no primeiro instante fica completamente cego pela luz do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados, e aos pouco se habitua com a forte claridade e começa ver o mundo.
Ele se encanta, fica deslumbrado, porque tem a oportunidade finalmente de ver as coisas, e descobre que em sua prisão, vira apenas sombras. O seu desejo é ficar longe da caverna, que só voltará se for obrigado, para contar o que viu e libertar os demais companheiros de cativeiro.
Assim como a subida foi penosa, porque o caminho era íngreme e a luz muito forte, também o retorno será penoso, porque precisa se habituar as trevas, o que é muito mais difícil do que habituar-se a luz.
Uma vez de volta a caverna este prisioneiro será desajeitado, não sabendo mais se mover ali, nem falar do modo que os outros o entenda, será desacreditado por eles e correrá o risco de morrer por aqueles que jamais abandonarão a caverna."
http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/2124602-resumo-mito-da-caverna/

Marionetes...algumas de vidro, que se quebram com a pressão do sistema, outras de argila, que se amoldam de acordo com a vontade do " manipulador".
É preciso aguçar a visão, pois somente assim seremos capazes de quebrar os grilhões que nos escravizam à caverna atual e, desta forma, podermos "experimentar" um mundo verdadeiramente real.
http://www.youtube.com/watch?v=XzBg6WgnzVI&feature=related

Abraços

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...