sexta-feira, 19 de março de 2010

Carl Sagan - Pálido ponto azul.

Sem comentários pois não me meto em briga de gente grande! Mas que tem gente que "viaja fora do combinado" e deixa uma baita saudade...Ah! Isso tem!
carlos kurare


Carl Sagan - 1982 - http://www.carlsagan.com/
 
"O universo é três vezes mais velho que a Terra.
Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes.
É possível, mas é improvável."
O senhor é criticado por outros cientistas quando defende a possibilidade de vida em outros planetas. A descoberta da inexistência de micróbios em Marte alterou suas convicções?
Essa questão é extremamente importante. Estamos sozinhos no universo ou há outros seres? Existem micróbios em outros mundos? E vida inteligente? Não há respostas fáceis. Não basta pousar uma vez em Marte para saber se existem por lá uns seres esverdeados ou não. Como poderíamos, hoje, concluir que não há vida no resto do universo, se existem 400 bilhões de sóis apenas na Via Láctea, a galáxia em que está a Terra, e se há pelo menos mais 100 bilhões de galáxias além da nossa? A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmo. Por que seríamos tão privilegiados? O universo é três vezes mais velho que a Terra; devem existir, portanto, lugares em que houve mais tempo para a evolução biológica que em nosso planeta. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível, mas é improvável."

SAGAN E AS PSEUDOCIÊNCIAS
"Eu afirmo que existe muito mais maravilha na Ciência do que na pseudociência. E, além disso, em qualquer medida que este termo tenha algum sentido, a Ciência tem a virtude adicional, que não é desprezível, de ser verdadeira".

"Caso se explicasse a Ciência ao indivíduo médio de uma maneira que fosse acessível e emocionante, não haveria espaço para a pseudociência. Mas há um tipo da Lei de Gresham que estabelece que na cultura popular a Ciência ruim tira o espaço da boa. E penso que a culpa disso é, em primeiro lugar, de nós da comunidade científica por não fazermos um trabalho melhor de popularização da Ciência, e, em segundo, dos media, que é nesse sentido quase uniformemente terrível. Todo jornal na América tem uma coluna diária de astrologia. Quantos têm uma coluna ao menos semanal de astronomia? E eu acredito que também é culpa do sistema educacional. Nós não ensinamos como pensar. Esta é uma falha muito séria que pode até, em um mundo equipado com 60.000 armas nucleares, comprometer o futuro da humanidade."

http://www.asterdomus.com.br/Artigo_Carl_Sagan_in_memorian.htm


3 comentários:

Anônimo disse...

Estranhei um texto cientifico no seu blog, achei interessante...e o video complementar me fez viajar..tipo experiência da alma fora do corpo, observar tudo o que acontece mas fazendo parte do acontecimento.
Alicce

Anônimo disse...

Sr. autor do Blog, quero deixar registrado a minha Reparação
Quando eu disse que estranhei ter visto um texto científico, é porque pensei que o blog se direcionaria apenas para o lado poético, reflexivo, filosóficoe e até romãntico...os textos cientificos com certeza confirmará a idoneidade do blog.
com carinho
Alicce

isabel disse...

Carlos, linda frase para reflexão:
Ela revela a responsabilidade de nos relaciornamos mais gentilmente uns aos outros.

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...