sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um cheiro pra você...


Amorphophallus titanum

Já me disseram que com mel eu pegaria mais moscas do que com vinagre de minhas palavras, mas eu me pergunto, para que raios eu quero moscas?!
Carlos Kurare


As pessoas mais próximas... costumam a dizer que sou... uma flor de pessoa!
Acabo de descobri a que tipo de flor se referem: Amorphophallus titanum.
Carlos Kurare

"Flor Cadáver"

"Maior flor do mundo não é a mais perfumada.
Ao contrário do que se pode imaginar, a maior flor do mundo não é a mais perfumada. Trata-se da Titan Arum (Amorphophallus titanum), que pode chegar a 6 metros de altura, com média de 1,35 metro de diâmetro. Mas tanto tamanho não significa muito perfume. Em razão do seu odor repulsivo, esta flor é chamada de "flor-cadáver".

Ela só floresce duas ou três vezes durante seus 40 anos de vida e cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela polinização da flor. A estratégia usada para fazer o cheiro ficar ainda mais forte e atrair mais insetos é interessante: a planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada. Isso explica porque ela floresce tão poucas vezes e porque os cientistas precisam de máscaras para chegar perto da Titan Arum quando ela está aberta - com todo este calor, o fedor é insuportável.

Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico. Mais uma curiosidade sobre esta flor singular: o apelido de "flor cadáver" teria surgido em função de uma lenda que diz que, quando se abre, a flor devora quem a cultivou. Uuuuuuuu!" Peguei aqui: http://www.jardimdeflores.com.br

Mosca na Sopa - Raul Seixas

3 comentários:

isabel disse...

Gostei, achei interessante.
Nem tudo que é belo é o melhor.

Anônimo disse...

Que florzona fedorenta,hein, não sabia que era de uma região tão maravilhosa na Indonésia,um paraíso que foi vítima de tsuname,mas continua linda.Amo toda espécie de flor existente,mesmo as que não têm cheiro,as fedidinhas,as grandalhonas,as minúsculas,para mim foi muito interessante e gostei de ouvir o saudoso porra louca, Raul Seixas. S.Bacana.

Anônimo disse...

Não sei fiquei em dúvida...acho que as vezes você é um espinho(brincadeirinha).....eu já conhecia a flor...a uns anos atrás o governo mandou uns livros didáticos onde continha a foto e a história desta flor...as crianças adoraram saber da existencia e principalmente do tamanho dela.
Mas realmente você é uma flor de pessoa.
bjs
Alicce

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...