domingo, 17 de abril de 2011

“O mito é o nada que é tudo!” Fernando Pessoa

“Ninguém sabe o duro que dei... pra ter fomfom! Trabalhei! Trabalhei!
Wilson Simonal
Eu assisti o documentário... Gostei!
Carlos Kurare

SIMONAL - Ninguém Sabe o Duro que Dei - Trailer do documentário


Wilson Simonal- Vesti Azul


A postagem abaixo foi feita em 21 de outubro de 2010.
Para ver mais sobre Simonal ou qualquer outra postagem do Blog do Kurare basta usar o pesquisar do próprio Blog. Qualquer palavra digitada será buscada no próprio Blog, não funciona 100%, mas eu lhe pergunto... o que ao longo da vida funciona 100%? 
Carlos Kurare



"Nem Vem Que Não Tem!

Nem vem de garfo

Que hoje é dia de sopa!"
Wilson Simonal

A Música é rica demais para ouvirmos apenas um estilo.


Como comer sorvete de baunilha e se maravilhar com essa falta de sabores?
Eu quero sabores! Quero o sorvete escondido na manga,  quero o humor com a acidez de limão,  quero sorvete com a cor do abacaxi, da  uva quero o pistache!
E o suingue? Suingue tem o sorvete sabor de chocolate!
Carlos Kurare


"Aprendi que para lavar minha bunda, preciso tanto da minha mão direita, quanto da minha mão esquerda, e aprendi também que, ambas se sujam nesse processo."
Carlos Kurare

Faço aqui uma singela homenagem ao grande artista Wilson Simonal! Ele foi o Rei da cocada preta quando eu ainda era criança , nessa época, um dos meus amigos era o Jorge, ele é da cor do Simonal . Jogava um bolão e era um excelente aluno. Nessa época não sabia que existia racismo eu pensava que a discriminação era contra nós! ... Os pobres! 
Carlos Kurare





Simonal - Ninguém sabe o duro que dei


Wilson Simonal canta Tributo a Martin Luther King


Brasil Mexico 70 Wilson Simonal - Pais Tropical


Wilson Simonal -Pata,Pata


Wilson Simonal - Sá Marina


Wilson Simonal por ele mesmo

maio 15, 2009 – 3:00 pm
No quarto número de O Pasquim, de julho de 1969, Wilson Simonal era o entrevistado. Em três páginas de perguntas e respostas, sem apresentação (e precisava?), “Simonal conta tudo”.
Abaixo, alguns trechos.

Sérgio – O domínio do público é uma coisa instintiva em você. É claro que há toda uma técnica mas, enfim. É fabricado ou espontâneo?
SIMONAL – Na verdade, eu não magnetizo ninguém. O público é que se magnetiza por si mesmo.
* * * * *
Jaguar – Maísa disse que a pilantragem não existe. Compra essa, Simonal.
SIMONAL – Não, a pilantragem existe. E, inclusive, a pilantragem primordial de Maísa é quando ela picha as pessoas que são realmente muito famosas. É uma maneira de fazer pilantragem. Pilantragem é, por exemplo, este jornal de vocês. É um jornal pilantra, que usa a pilantragem inteligente. Quando uma revista famosa coloca o retrato do artista mais famoso na capa, é para vender revista, entende? Então, eu uso as coisas que aprendi com toda a minha experiência de cantor, de crooner, no sentido de pilantragem musical. E eu não me envergonho de dizer, porque eu disse realmente que é pilantragem e acredito que o público goste de minha pilantragem. O segredo do sucesso da minha pilantragem é que ela não é pretensiosa.
* * * * *
Tarso – E hoje você acha que é o maior cantos do Brasil?
SIMONAL – O melhor, não, mas eu sou um dos melhores.
Tarso – Quais são os outros?
SIMONAL – Os outros, atuantes, eu diria… vocês vão morrer de rir, o Altemar Dutra. É que eu tenho um conceito muito diferente: eu não julgo o bom cantor pelo repertório que ele canta, mas sim pelo que ele pode fazer com a voz. Então, Altemar Dutra, Agnaldo Timóteo, Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Lúcio Alves… puxa, tem tanta gente, deixa eu ver…
Tarso – O que você acha de Jair Rodrigues?
SIMONAL – Acho um ótimo sambista. Não é cantor, ele é sambista. Cantor não canta samba; ou se é sambista, ou se é cantor.
* * * * *
Sérgio – O Jaguar está dizendo que não tem a menor idéia do que faria se vinte mil pessoas urrassem seu nome no Maracanazinho. Possivelmente, ficaria estourando de máscara. Você, depois daquela consagração, não perdeu para sempre a sua pureza?
SIMONAL – Não, porque na verdade eu sempre fui, não digo puro, mas em relação à minha profissão eu sempre fui direito. Eu nunca me rodeei de frescuras e pode até parecer um pouco engraçado, cabotino, mas eu não me envergonho de dizer que eu sabia que o público ia cantar comigo. Eu não fui lá desprevenido, eu sabia. Já estou acostumado ao público me aplaudir e empolgar-se com a minha pilantragem. Mas o que aconteceu no Maracanazinho foi que o público não se empolgou, o público se emocionou.
* * * * *
Bali – E o que você acha que tem de mais bacana: beleza, bossa, voz, idéia?
SIMONAL – Eu tenho muito charme.
* * * * *
Sérgio – Eu digo o nome dos componentes e você dá notas de um a dez.Vamos começar com Chico Buarque.
SIMONAL – Eu daria dez em letra e quatro em música. Acho a maioria das músicas do Chico muito ruins.
Sérgio – Caetano Veloso
SIMONAL – O Caetano merece uma explicação, pela Tropicália que é um tipo de pilantragem. Eu conheço e gravei músicas do Caetano, sensacionais, fora desta linha misteriosa que ele andou fazendo. Na verdade, ele aproveitou o tumulto, a insatisfação geral, a depressão da juventude e optou pelo negócio da pilantragem, que parece não ter dado muito certo. Mas eu daria a ele dez como letrista e cinco como músico.
Sérgio – E Gilberto Gil?
SIMONAL – Dez como letrista e nove como musicista.
* * * * *
Tarso – Quem é que você escolhe como gênio: Garrincha ou Pelé?
SIMONAL – O Pelé porque…
Bali – Você é racista?
SIMONAL – Não, eu não sou racista, minha mulher é loura, sou vidrado em loura, em olho verde, olho azul e não é necessidade de afirmação, eu acho engraçado, é realmente sensacional. Aliás eu gosto muito de melhor bonita, minha mulher também sabe disso e inclusive me prestigia. Quando eu paquero mulher feia, ela diz que o meu gosto está mudando e ainda me goza. Mas o Pelé foi mais inteligente, porque gênio é em todos os sentidos…
Jaguar – Como é que você encara o preconceito racial no Brasil?
SIMONAL – Acho meio frescura, mas no duro ele existe. E antigamente, quando eu andava empolgado com a esquerda festiva, não me envergonho de dizer que já estive meio nessa, sabe como é: a gente vai estudando, fica com banca de inteligente e pensando que é o tal, achando que muita coisa estava errada, que tinha que mudar muita coisa…
* * * * *
Sérgio – Quanto você cobra por um show em clube?
SIMONAL – Nove milhões de cruzeiro velhos.
Jaguar – Qual a marca do seu carro?
SIMONAL – Uma mercedezinha, mas isso todo mundo tem.
Sérgio – Onde você nasceu?
SIMONAL – Nasci na Avenida Presidente Vargas, mas fui criado no Leblon, numa favelinha que tinha ali, a do 1008. Era uma favela bacaninha, tinha só 47 barracos com TV, água encanada e tudo.

Peguei o texto acima aqui 

"A surra dada em Viviani rendeu ao cantor, em 1972 uma condenação a mais de 5 anos de prisão, que cumpriu em liberdade. Mas só em 2003 a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o reabilitou simbolicamente, após uma investigação do caso, a pedido da família. Um documento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos revelou que não havia nenhuma prova contra Simonal. Mas já era tarde demais, o cantor morrera havia três anos." Por Alysson Oliveira, do Cineweb - Veja aqui


Bunda
1 Designativo de uma língua falada pelos pretos de Angola. 2 Diz-se de qualquer linguagem corrupta e dissonante. 3 gír Reles, sem valor. sf Língua do grupo banto de Angola e costas vizinhas, Congo e Benguela. Sin: quimbundo.
Dic. Michaelis

4 comentários:

Ana Lúcia disse...

Carlos,

Você já postou muita coisa boa aqui, muita mesmo... mas este post de hoje, meu amigo, está demais!!!

Tem até o Mug??? Eu tive um bonequinho deste...rsrs

Quanto às músicas, eu sou suspeita para falar, você sabe da minha paixão.

Ah e a entrevista pro Pasquim... está tudo em sincronia viu? Parabéns!!!

"Roda pela vida afora
e põe pra fora essa alegria
dança que amanhece o dia
pra se cantar..."

"Deixando os versos na partida
e só cantigas pra se cantar
Naquela tarde de domingo
fez o povo inteiro cantar..."

Você faz a gente cantar!!!

Beijos

Anônimo disse...

No meu canal tem um video do Simonal com a Sarah Vaughan, é bem raro. Gosto dele também, cantava muito, tinha uma bela voz, como toda pessoa que fala o que pensa torna-se polêmica. Beijinhos dominicais!

Lee disse...

O Mug tava escondido com o Simonal? Será que o Elvis ta junto? No sótão da minha tia...rsrs...?

Silvana Bacana disse...

Wilson Simonal era sensacional!!! Voz afinadíssima encantadora a qualquer ouvido. Adoro todas as suas canções sem exceções. A postagem de hoje,para variar, está espetacular hein,parabéns mais uma vez ao dono do Blog.

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...