sábado, 18 de setembro de 2010

Curso gratuito sobre a História e evolução do Cinema (SP)

Curso gratuito sobre a História e evolução do Cinema (SP)


Com o objetivo de divulgar e aprofundar o estudo da história e da evolução do cinema, o Catavento – espaço interativo do Governo do Estado de São Paulo localizado no centro da capital paulista – apresenta, em outubro, um curso para os amantes da sétima arte. Realizado em quatro sábados (09, 16, 23 e 30), o programa é gratuito e recomendado a partir de 15 anos.
Hoje vemos um avanço técnico e de produção do cinema que poucos imaginariam no momento do seu surgimento no final do século XIX. Para entender esse processo de evolução, diversificação de técnicas e estilos, serão debatidas questões como o início do cinema, as grandes viradas criativas e como elas influenciam o cinema atual, as fases do avanço técnico-criativo do cinema e seus principais criadores/diretores. Voltado para pessoas interessadas na pesquisa e estudo da história do cinema, a proposta do curso envolve discussões acerca dos avanços e mudanças que filmes considerados clássicos deixaram para a história do cinema.
Para os encontros estão programados os temas: “Thomas Edison e os Irmãos Lumiére – da fotografia para a fotografia em movimento e a magia do cinema de trucagem de Méliès”; “A criação da narrativa em Edwin Porter e Griffith”; “Os cômicos (Max Linder, Chaplin e Buster Keaton)”; “Cinema de Costumes de Lubitsch”; ”Cinema/montagem, a escola Russa – Eisenstein e Dziga Vertov”; “Expressionismo Alemão”; “Avant-garde Francês (Cinema Abstrato, Realismo Poético e Cinema Fantástico)”; “Os filmes e diretores da era de ouro de Hollywood”; “O cinema Brasileiro e Latinoamericano”; “Cinema independente”, “Cinema oriental e seu exotismo”; “Comédia italiana”; “Animação”; “Cinemas Novos”; “Cinema Documental” e “O Cinema atual”.
As aulas serão ministradas por Luis Carlos Pavan, produtor e pesquisador da História do Cinema e Careimi Ludwig Assmann, produtora cultural e mestre em Comunicação e Semiótica.
Sobre o Catavento
Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento conta com 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados. O espaço é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
Atrações como uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi e um passeio digital que mostra o Rio de Janeiro em 3D, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.
SERVIÇO:
Curso: Evolução e História do Cinema
Onde: Catavento Cultural e Educacional – Auditório
Quando: 09, 16, 23 e 30 de outubro (sábado)
Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n -, Centro – São Paulo/SP
Quanto: gratuito
Inscrição: cursos@ajato.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Classificação: a partir de 15 anos
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 8,00 (até 3h) e R$ 2,00 por hora adicional, capacidade para 200 carros

Nenhum comentário:

Um olhar olhar mais atento...

Quer me conhecer, faça-o com a devida calma. Para saber quem sou de fato Observe de mim cada ato,  pois as minhas atitudes, são ...