quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Elencar??? Mas... hein???!!!



"Penso assim... Prefiro escrever errado a calar certo!"
Carlos Kurare


Pesquisei no Google uma palavra que não existe e, para minha surpresa, encontrei aproximadamente 273.000 resultados para o vocábulo inexistente: Elencar.

Elencar é invenção, neologismo, delírio político! Antigamente tínhamos o: “eu enquanto isso, eu enquanto aquilo. Lembra-se? E o indefectível: a nível de! Pois é parece que a bola da vez agora é o tal do elencar.

Até o corretor ortográfico do Word entende que elencar é verbo. O pior é que uma grande maioria de dicionários on-line comete o mesmo erro.
Bem... Eu que sou fiel ao velho Aurélio recomendo cautela com dicionários on-line.

Por favor, avise ao colega do lado que use o enumerar ou o numerar, mas elencar não!
Se você lembrar de outras pérolas usadas por políticos ou chefinhos empertigados, conta pra mim nos comentários!
É isso!

Carlos Kurare

Exemplos com a palavra elencar na imprensa
"Lupi disse que o PDT vai buscar a solução de impasses regionais que dificultam a aliança nacional com o PT. "As questões regionais, nós estamos com a direção do PT para elencar realidades. Claro que temos uma base de apoio grande", afirmou. Folha de São Paulo, 28/01/2010"
"Ao elencar suas primeiras prioridades, Richa afirmou que quer investir em educação, dando atendimento integral em regiões carentes do Estado, além de melhorar as condições salariais e de trabalho do professor. Folha de São Paulo, 01/01/2011"
 Fonte: http://www.dicio.com.br/elencar/

CAETANO VELOSO - LÍNGUA


Agradeço a todo leitor que gentil ou contundentemente me corrige, pois aprendo muito com tais correções.

2 comentários:

costacarneiro disse...

OLÁ AMIGO. FAZ ALGUM TEMPO QUE SEQUESTRO SUAS POSTAGENS E AS ENVIO SEM DÓ NEM PIEDADE PARA MINHAS REDES SOCIAIS (EU MANDAVA PRO ORKUT E AGORA AS MANDO PRO FACE). CONFESSO QUE NEM TODAS EU LHE DOU OS CRÉDITOS. NISTO ESTOU EM FALTA COM VOCÊ. MAS EM GERAL POSTO COM O FINAL: "BLOG DO KURARE". QUANTO AO TEMA PALAVRAS QUE NÃO EXISTEM... BEM EU TENHO UMA IDEIA SOBRE ELAS. PENSO QUE SE HOUVE A COMUNICAÇÃO, ENTÃO TUDO BEM. VEJA: ADEQUAR É VERBO DEFECTIVO. NÃO EXISTE ADECÚO E NEM ADÉQÜE (SUA CRÔNICA SOBRE AMIZADES NA FOTO DO COISA). MAS POSTEI SEM MUDAR NADA. POIS ME PARECEU ADEQUADO. E ALÉM DO MAIS... ELENCAR JÁ MERECIA SER VERBO NÃO ACHA? FORTE ABRAÇO. DJARIAN CARNEIRO

Carlos Kurare disse...

Djarian...
Obrigado pela gentileza de comentar.
Olha se fosse uma palavra bonita até mereceria na medida que a língua é algo dinâmico, mas como já existe uma palavra adequada e prática para usarmos para que inventar-mos mais uma?
Sejamos comedidos, se não por coerência, que seja pela preguiça! ?:o)
Um grande abraço!

Muito além de um jardim!

Flor cuidada por mim Flor Amorosa Num belo dia desejei só para mim Mulher amorosa e decente E como jardineiro diligente Semeei a...