O GALANTE MR. DEEDS (1936)
Curiosidade que não interessa a ninguém: Ao escrever gnominado lembrei-me de um filme adorável que vi há séculos (eu tenho aqui e to doidinho pra assistir novamente, me convida pra um café “corações e mentes” eu entro com o filme, você com o café (reforçado, por favor! Ou seja, com leite, pão e mortadela)! Nesse filme uma atriz ao referir-se ao mr. Deads o chama de “gnominado”. Nunca achei essa palavra no dicionário. Como também nunca achava "Botim" no dicionário no sentido que era usada em filmes de piratas. Depois descobri ser butim o termo correto (descobri isso hoje). Há palavras que usamos no dia a dia que não existem. Cito agora de péssima memória algumas: “pera” do verbo “perar”, que eu uso indiscriminadamente e com muita frequência: “pera ai que eu já volto”!
Elencar é outra palavra que não existe e, no entanto, se vê muito em correspondência de escritório, exemplo: “nos itens elencados abaixo”.
Você conhece alguma palavra que é escrita com frequência e que não existe no dicionário? Use os comentários para contar pra nós qual é essa palavra.
Se não me engano, foi no filme O GALANTE MR. DEEDS que ouvi a expressão "gnominado":
O GALANTE MR. DEEDS (1936) - Mr. Deeds goes to town
Veja mais informações sobre este filme excepcional aqui
Mr. Deeds Goes to Town Trailer
botim: [De bota1 + -im.] Substantivo masculino.
1. Bota1 (1) de cano curto, o qual termina logo após o tornozelo. [Cf. butim.]
butim: [Do frâncico, pelo fr. butin.] Substantivo masculino.
1. Despojo do inimigo, de que o vencedor se apropria; saque, pilhagem.
2. O produto de um saque, de um roubo:
“Como fortuna de jogo ou do narcotráfico, como butim ou herança eventual, aquele é um tipo de dinheiro que pede para ser esbanjado.” (Chico Buarque, Benjamim, p. 92.)
3. Produto de caçada.
4. Pop. Proveito, lucro. [Cf. botim.]
Tive uma idéia!
Que tal uma sessão pipoca privada... Assistir uma sessão pipoca, com um filme selecionado por mim, só com freqüentadores do blog?
Podíamos marcar um local, alguém entra com o local, outro com o datashow, outro entra com, EU ENTRO COM O FILME, cada um leva a sua pipoca de microondas e seu refrigerante e pronto! Reunimos algumas pessoas com disposição para ver um bom filme. Definimos um horário para a duração do evento para não incomodar a boa alma que entrar com o local.
Quer participar? Você pode colaborar com o local? Os interessados que se manifestem nos comentários ou por email. Quem me conhece sabe que sou meticuloso (leia-se chato) no quesito segurança. Portanto, se tiver interesse, prepare-se para ser sabatinado. Acho que isso pode crescer, ou não. Mas começaremos por Sampa com um grupo pequeno.
Que tal? Gostou da idéia?
Comente a respeito.
17 comentários:
nossa...qdo vi a foto do gordo e magro aqui,minha memoria afetiva correu pro "colinho do meu pai "...ele tinha um projetor e todo final de semana organizava a sessão , era sempre o mesmo filme, mas a gente ria como se fosse a primeira vez...depois minha mae servia, pao com mortadela e pra adoçar o bico, bolinho de chuva com ki-suco de deixar bigode vermelhinho....q delicia!Eu era feliz e sabia.Obrigada por me transportar à minha essencia.
Beeeeeeeeeeeeijao.
alguem quer patrocinar a minha ida pra sp assitir o filme...rsrs
abraço
Olá Margoh!
Uns meses atrás eu tive uma crise de abstinência, digo de reminiscência e comprei um pacotinho de Q-suco. Segui as instruções ao pé da letra e foi frustrante ou o gostou mudou ou eu mudei. Menina como isso é ruim. É doce “pra dedéu”! E, como eu sempre digo, de doce já basta a vida!
Margoh de uma olhada neste link, mas prepare-se para doces recordações: http://carloskurare.blogspot.com/2010/05/o-gordo-e-o-magro-laurel-and-hardy.html
Carlos Kurare
oi ...não consegui ler os hieróglifos entre as luzes....estou cega e/ou retardada!
Meninoooooo to inundando o teclado aqui!!!!
Nossa....que misto de emoçoes, obrigada de novo.
Aah eu passei por situaçao parecida so que com a
Tubaina de garrafa, passei mal de verdade e resolvi que certos sabores , so nas lembranças.
Valeu mesmo.......ganhei meu dia,
Beeeeeeeijao
Margorieh_10
fiz um post com eles ......vem ler?
beijo
Marcos,
Rapaz... Fiz pesquisa no Google Maps e vi que de MT à Sampa, são 19 horas e 2 minutos de carro, pela BR-364, são 1.614 km de distância. Posso ajudar a pagar a passagem num pau-de-arara ou no lombo de boi. Qual desses veículos lhe agrada mais?
Menino toma vergonha na cara! Nessas situações de dificuldade não manche seu nome e seu orgulho masculino pedindo dinheiro aos outros. Faça como eu... peça pra sua mãe!!!
Carlos Kurare
Lee, oi menina!
"oi... não consegui ler os hieróglifos entre as luzes... estou cega e/ou retardada! " Lee
Na sua idade... provavelmente ambas!!!:0)
Pronto já aumentei o tamanho da fonte. Relaxe nas próximas publicações colocarei uma versão em Braile.
Um beijo!
Carlos Kurare
Margoh,
Já li e deixei o seguinte texto lá:
Os dias não são mais iguais... quem liga para os dias?! O que me oprime são as noites! Desiguais e emaranhadas como cobras nos cabelos de medusa. Vem e me seduza... deusa imaginária! Vem e farpeie meu coração com seus dentes leitosos. Inocule seu veneno em mim, pois é melhor sofrer com a dor da lembrança da dor, do que fazê-lo com a lembrança da dor do vazio de não tê-lo feito.
Carlos Kurare
Sampa - 26/11/2010 23:34
Oi Carlos!
Nem preciso dizer que eu vou nessa né? É só marcar!
Beijo!
eu viiii (e amei)
Beijo
(olha la no Ceu o post -Os dias nao sao iguais e ve se lhe tem algo familiar......rs)
caso nao goste.....avisa q eu tiro, ta?
Nao quero te causar constrangimentos mas
gostei tanto quis torna-lo um post.
Beijao.
Margoh,
Não achei... cola o link ou coloca um pesquisar no seu blog menina!
Carlos Kurare
acho q levei uma bronca....
desculpa!
ó o link http://margohwerneck.blogspot.com/search?updated-max=2010-11-27T10:08:00-03:00&max-results=2
e como faço pra colocar o pesquisar no meu Céu??
Beijo
(viu??? o "Acorda Menina"funcionou...ja descobri e coloquei no ceu o pesquisador)
abraço!
Margoh,
Já vi, obrigado pela gentileza!
Carlos Kurare
Rever o Gordo e o Magro, foi lembrar da infância, voltar no tempo que a TV de casa ainda era em preto e branco, rsss e creio de assistir era mais do ver, era imaginar, era sonhar, ou simplesmente rir ...
Muito bom :))
Postar um comentário